As vendas no WhatsApp já respondem por 50% das movimentações digitais das farmácias brasileiras e vêm contribuindo para mudar o patamar financeiro farmacêutico.
Manter um canal de comunicação aberto entre a farmácia e seus clientes pode ser o diferencial competitivo que está faltando no seu negócio. Em meio à multidão de concorrentes ofertando produtos e serviços dos mais variados preços, ter uma relação próxima com o cliente por meio do WhatsApp de farmácia é uma alternativa simples e barata.
1º Passo: criar uma conta no WhatsApp de farmácia
Em hipótese alguma: não misture seu número pessoal com o número da farmácia. É comum que o próprio dono da farmácia use seu número particular como sendo o número oficial do negócio. Isso é um erro! Para que isso não ocorra busque um número exclusivo para o WhatsApp de farmácia, registrado para o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do estabelecimento.
2º Passo: reúna o número dos clientes no WhatsApp de farmácia
Se você tem o bom hábito de cadastrar as informações dos clientes no sistema de farmácia, procure pelos números de telefone já cadastrados. Essa é a primeira providencia a ser feita. Porém, se o seu atual sistema de farmácia não tem essa opção, busque outros softwares para farmácia que tenham o recurso de cadastrar o WhatsApp de farmácia já incluso.
Mas se você não costuma cadastrar os clientes, a partir de agora comece a cadastrar! Oriente os colaboradores para que perguntem informações básicas dos clientes, como:
Nome completo;
Número do telefone (com DDD);
E endereço.
3º Passo: forme grupos exclusivos no WhatsApp de farmácia
Para começar você pode criar um único grupo com todos os números dos clientes. Nesse caso, vale lembrar, que existem pessoas de perfis e faixa etárias diferentes que estão no mesmo grupo, isso significa que os conteúdos que serão compartilhados não podem ser muito específicos. Depois você pode ir criando mais grupos a partir do interesse dos clientes. Nesse caso o ideal é segmentar as pessoas em vários grupos a partir dos interesses.
Esteja ciente que as pessoas dos grupos podem solicitar atendimento e informações pelo WhatsApp de farmácia e isso vai tomar bastante tempo do colaborador. O ideal é delegar apenas um único colaborador como sendo o responsável por responder os grupos.
4º Passo: divulgue os grupos de Whatsapp na Farmácia
Instrua cada colaborador a convidar os clientes para entrarem nos grupos da farmácia;
Cadastre no sistema de farmácia os novos clientes (nome, telefone e endereço);
Cole cartazes na farmácia com códigos QRcode para o próprio cliente entrar nos grupos.
Muitos clientes de farmácias e drogarias fazem o uso, todo mês, de determinados medicamentos para o combate à doenças crônicas. Para esses casos, a farmácia pode enviar uma pequena mensagem de aviso, lembrando o cliente de comprar o remédio novamente.