Os aplicativos de mensagem, de modo geral, fazem parte da vida de praticamente todas as pessoas. Em função disso, eles também se tornaram um canal de divulgação e vendas para várias empresas.

Ferramentas de comunicação online, especialmente o WhatsApp, estão em todos os lugares e segmentos de mercado e, ao longo do tempo, essas ferramentas foram se atualizando e criando novas funcionalidades para atender às necessidades organizacionais.

Desde 2021, o WhatsApp liberou a integração da API para empresas farmacêuticas. Mas ainda assim, há regras que devem ser seguidas por todos os usuários da plataforma.

Políticas do WhatsApp Business

Todos os termos contidos na Política Comercial do WhatsApp devem ser seriamente levados em consideração antes de iniciar atividades comerciais pelo app.

Com isso, antes de entender especificamente sobre as considerações do WhatsApp para farmácias, devem ser observados alguns cuidados gerais no que se refere a vendas neste canal.

Restrições de produtos farmacêuticos

Especificamente com relação à indústria farmacêutica, existem algumas premissas que englobam a comercialização de drogas recreativas, sujeitas a prescrição médica ou outras drogas.

Segundo a Política do app, “as empresas não podem vender nem promover a venda de drogas ilegais, recreativas ou sujeitas a prescrição médica”.

Qual o cenário atual

Para as farmácias e drogarias, a venda de suplementos e itens de conveniência e perfumaria foi liberada. Sendo assim, as restrições ficam apenas para a venda de medicamentos.

Com as alterações, fica permitido:

O Grupo Meta também reafirmou que os serviços de saúde ainda podem usar o WhatsApp para agendamento de consultas, atendimento aos pacientes, pesquisas de satisfação e cobranças.

Vale ressaltar que embora as políticas de uso do WhatsApp permitam alguns tipos de atividades comerciais, elas não sobrepõem leis nacionais.

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