Escolher o ponto comercial da farmácia com assertividade é fundamental para o sucesso do negócio. O sonho de muitos empresários do varejo farmacêutico é conseguir planejar a expansão da rede de farmácias e inaugurar mais lojas com sucesso.

A ideia é sempre ser reconhecido pelo cliente, seja pelo preço ou pela qualidade no atendimento.

 

Visibilidade da loja

Um bom ponto comercial da farmácia deve ser visível, tanto para quem está a pé quanto de carro. Avalie se a vista do ponto não é afetada por uma parada de ônibus cheia de pessoas ou por táxis estacionados ao longo do dia bem em frente ao estabelecimento.

A loja deve ser vista por quem passa na rua. Além disso, é muito importante que a fachada chame a atenção para que as pessoas entrem e conheçam o estabelecimento. Por conta disso, é fundamental uma loja bem iluminada e com produtos que chamem a atenção.

Acessibilidade

Os clientes da farmácia vão chegar a pé? Há faixa de pedestres e semáforo nas proximidades? Lembre-se de que a facilidade de acesso é fundamental para atrair um bom fluxo de pessoas.

Como uma grande parte dos consumidores que vão à farmácia são idosos, uma opção que pode agradar muito os clientes é a instalação de uma rampa de acesso para quem tem dificuldade de subir escadas. Proporcionar conforto aos clientes é uma ótima estratégia que ajuda a oferecer uma boa experiência de compra.

Fluxo de pessoas

Entender o fluxo de pessoas é muito importante para planejar a expansão da rede de farmácias. O novo ponto deve ter boa circulação de pessoas para se tornar uma drogaria rentável. Quanto mais pessoas passarem em frente à loja, maiores as chances de você conseguir vender mais. A localização do ponto comercial da farmácia é primordial.

Fluxo de carros

O fluxo de carros também é importante para planejar a expansão e escolher o ponto comercial da farmácia ideal. Dependendo do bairro ou do perfil do público, a maioria dos clientes chegará de carro à loja. Portanto, estar do lado esquerdo (visão maior do motorista) é um benefício.

Localização em relação à concorrência

Estar ao lado de comércios do mesmo segmento pode ser bastante benéfico para a sua farmácia, desde que você consiga ter diferenciais que te deixem um passo à frente. Aqui, o tamanho da loja é importante. Montar uma drogaria pequena ao lado de um concorrente com uma loja muito grande é um complicador para o sucesso do negócio.

Área de influência da farmácia

A área de influência da farmácia significa o quanto (em tempo ou distância) o cliente está disposto a percorrer até a loja. Você tem ideia de quanto seus consumidores se deslocam para chegar até as suas drogarias? Quanto o seu cliente está disposto a percorrer para ir até o seu estabelecimento?

Para conseguir atrair consumidores de regiões um pouco mais distantes da farmácia, fatores como qualidade do serviço ou produto oferecido, preço e atendimento são essenciais.

Como descobrir a área de influência da farmácia?

Para medir a área de influência da farmácia é necessário descobrir onde os seus clientes moram.

. Cadastros

. Formulários em promoções

. Aplicativo para celular

Estas são algumas das opções para conseguir dados e informações dos consumidores. A lógica é conseguir avaliar de onde os clientes estão vindo para fazer o planejamento de expansão.

Qual o próximo passo?

Depois de entender a área de influência da farmácia, o próximo passo é analisar as características sociodemográficas da região estabelecida pela área de influência.

Entender a renda média, a faixa etária e o perfil das pessoas que vivem na região. Isso é muito importante para poder projetar estratégias de atuação. É possível fazer ações promocionais, pensar mix de produtos mais adequado e até a divulgação da farmácia em locais mais específicos.

Outro ponto interessante é avaliar se existem polos geradores de tráfego. Os polos propiciam e atraem o fluxo de pessoas em algumas regiões da cidade. Alguns exemplos são shoppings, universidades, bancos e estações de trem e de metrô. Isso também influencia a área de atuação da farmácia.

Concorrência

A concorrência também é um fator externo que deve ser levado em consideração na hora de planejar a expansão. Entender o potencial de mercado da farmácia passa por disputar clientes com os concorrentes mais próximos.

A dica é para que fique atento à presença da concorrência, tanto em quantidade (quantos são) como em qualidade (quem são). É preciso se preocupar com relação à estratégia que cada um adota. Muitas vezes todos atuam no mesmo segmento, mas utilizam estratégias diferentes para públicos distintos.

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