RELACIONAMENTO
O bom relacionamento com o cliente e a boa experiência de compra pode gerar um retorno enorme para a marca.
Muitas empresas não dão a devida atenção a esse quesito e perdem oportunidades de aumentar suas vendas e a fidelização dos clientes. O marketing farmacêutico pode ajudar a tornar seus clientes fiéis e defensores da marca.
O marketing farmacêutico de relacionamento pode ser feito com pequenas atitudes:
- Seja educado, gentil e atencioso: ouça o cliente com atenção e demonstre interesse pelo problema, se propondo a ajudá-lo da melhor maneira.
- Crie um vínculo com o cliente: uma dica simples é chamá-lo pelo nome.
- Mantenha uma base de dados sobre os clientes para felicitá-los em datas importantes como aniversários e celebrações.
- Procure manter o vínculo pós-venda: uma dica é criar um formulário com poucas perguntas sobre como foi a experiência de compra.
- Ofereça benefícios e brindes, como ofertas personalizadas.
- Pergunte a opinião do seu cliente através das redes sociais.
- Trate o cliente da melhor maneira possível.
ATENDIMENTO
Como já vimos, a boa experiência de compra do consumidor é essencial para que a farmácia ou drogaria conquiste seus clientes, fidelizando-os. Dessa forma, o bom atendimento é essencial.
Os farmacêuticos, balconistas e atendentes devem ser muito bem preparados e atender os
clientes sempre com gentileza, excelência e educação.
Todas essas questões também fazem parte do marketing farmacêutico e devem estar presentes na sua estratégia. Confira sugestões de como proporcionar o melhor atendimento ao seu cliente:
- Capacite seus colaboradores tecnicamente e emocionalmente para eles saberem ouvir os clientes e atender com excelência.
- Tenha empatia pelo cliente.
- Disponha os produtos corretamente nas gôndolas, facilitando a informação e o acesso do cliente.
- Conheça seu público e seus clientes: realize pesquisas para conhecer melhor seus interesses, seu perfil, faixa etária e outros dados que possam ajudá-lo a melhor atendê-los.
- Dedique-se ao pós-venda: realize pesquisas sobre a experiência de compra do cliente e crie um laço com eles enviando mensagens em datas especiais, como celebrações e aniversários.
- Envie e-mails comunicando os clientes sobre promoções, lançamentos e ações especiais.
FIDELIZAÇÃO
O marketing de fidelização é importante em qualquer estabelecimento, independente do tamanho da empresa ou do seu propósito.
Encantar o cliente e investir na fidelização é uma oportunidade de atrair mais clientes, aumentar as vendas e impulsionar o crescimento do seu negócio.
A principal estratégia é criar programas de fidelização que ofereçam descontos ou outras bonificações. Dessa forma, o cliente que comprar na sua farmácia ou drogaria será recompensado por ter dado preferência aos seus serviços.
Confira outras estratégias de fidelização para o marketing farmacêutico:
- Desenvolva promoções personalizadas para cada cliente através de um aplicativo App, por exemplo.
- Ofereça serviços de delivery.
- Anuncie ofertas e conteúdos informativos da área farmacêutica e sobre saúde em blogs e/ou redes sociais.
REGIÃO
A geolocalização também é uma ferramenta que pode ser utilizada como instrumento de marketing para segmentar o seu público.
Dessa forma, tornando possível se conectar e encontrar o seu consumidor por meio de vários canais que ele esteja. Use a inteligência da localização para seguir seus clientes e localizá-los quando for melhor para alavancar seus negócios.
ORGANIZAÇÃO DOS PRODUTOS NA LOJA
O gerenciamento de categorias e a melhor forma de expor os produtos. Isso porque a forma como estes fatores são organizados influenciam diretamente na percepção do consumidor e no aumento do consumo.
De acordo com pesquisas, mais de 75% dos consumidores tomam suas decisões de compra no ponto de venda. Dessa forma, utilizar estas estratégias é essencial para alavancar o seu marketing farmacêutico e suas vendas.
PROMOÇÕES
Investir na realização de promoções e ofertar é outra estratégia de sucesso do marketing farmacêutico. Contudo, tais ações devem ser bem gerenciadas e planejadas para gerarem o retorno esperado.
Uma dica é utilizar infláveis promocionais, que destacam sua farmácia e aumentam sua
visibilidade. Eles podem ser colocados na entrada da farmácia, em eventos, durante ações promocionais e/ou em entre outras ocasiões.
FAÇA VENDAS DIGITALMENTE
Hoje, estar presente no universo digital é essencial para qualquer empresa. Cada vez mais as empresas precisam se adequar as tecnologias.
Para se adequar a esse novo universo, o ideal é encarar a digitalização das vendas e da jornada de compra como uma oportunidade.
As compras on-line já fazem parte da vida dos consumidores e hoje ter um e-commerce é essencial para qualquer farmácia ou drogaria.
Dessa forma, as vendas on-line são essenciais para emplacar no marketing farmacêutico. Entenda como os seus produtos podem ser comercializados neste canal e invista nessa oportunidade.
Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/