Não é de hoje que a internet está revolucionando as pessoas, os produtos, os serviços e a maneira de comprar. Todas essas novidades aliadas com a concorrência e a crise econômica vêm obrigando as empresas a se adequarem.
Cada vez mais, os gestores têm sentido a necessidade de implementar estratégias de marketing para maximizar as vendas.
O que é o marketing farmacêutico?
O marketing farmacêutico é a forma específica de fazer marketing, focado nas farmácias e drogarias.
Apesar de parecer simples, é necessário se dedicar e estudar o setor. Assim, compreendendo as necessidades dos clientes, desenvolvendo a identidade da marca, seguindo as normas e as regulamentações para essa forma de comunicação, bem como utilizando todas as outras variáveis dessa área.
Qual a importância do marketing farmacêutico?
O marketing farmacêutico é uma estratégia necessária para que as drogarias e farmácias consigam se comunicar cada vez melhor, com o público que está cada vez mais exigente.
A presença on-line é obrigatória a todos os pontos-de-venda e ter um e-commerce (loja on-line) e redes sociais não é mais o suficiente como atuação on-line.
Uma comunicação diferenciada, seguindo as ferramentas do marketing farmacêutico podem ser o diferencial para se destacar entre os concorrentes e conseguir aumentar o ticket médio das vendas.
As ferramentas do marketing farmacêuticos podem contemplar ações desde a análise e a escolha de um público-alvo até a comunicação e o ticket médio de cada cliente.
Assim, aumentando a captação, a retenção e a fidelização de clientes, colocando em prática apenas alguns conceitos simples.
Regulação do marketing de conteúdo no setor farmacêutico
Para realizar o marketing farmacêutico, o conteúdo sobre medicamentos deve seguir algumas normas.
A primeira é que o medicamento deve estar devidamente registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Veja as demais a seguir:
- As propagandas de medicamentos devem conter o nome comercial, o nome da substância ativa, o número de registro na Anvisa(M.S ou RDC), indicação do médico, advertência obrigatória por lei (“Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado) e uma advertência adicional de acordo com o efeito descrito na bula ou a substância ativa.
- Só é permitido alegar com propriedades de saúde e/ou funcionais se essas propriedades tiverem sido comprovadas pela Anvisa.
- Não é permitido alegar durante a propaganda que um alimento possui propriedades de cura e de tratamento (isso inclui cápsulas, suplementos, comprimidos, xaropes, etc). Tais alimentos não podem ser confundidos com medicamentos.Fique atento a estas regras para começar já neste momento a aumentar suas vendas de maneira segura e correta.
Fonte: guiadafarmacia.com.br