Uma grande oportunidade para farmácias de todo o país se tornarem fornecedoras de órgãos públicos. A modalidade de venda direta para o governo, chamada de Cotação Eletrônica de Preços, totaliza 4.855 editais de compra de produtos de saúde abertos no terceiro trimestre deste ano. Esse número é recorde.
Esse modelo prevê o teto de R$ 50 mil para as compras, em conformidade com a Nova Lei de Licitações 14.133/21, o que também abre um campo de atuação para farmácias independentes e redes regionais de pequeno e médio. A cotação eletrônica de preços é uma aquisição de bens de pequeno valor que se dá por meio da internet. É a modalidade mais simples de participar, pois basta estar cadastrado nos Portais de Compras Eletrônicas. Atualmente, as empresas do setor podem se cadastrar em mais de 70 portais para se credenciarem à venda direta aos órgãos públicos. Trata-se de uma oportunidade para as farmácias se tornarem fornecedoras, seja para comercializar medicamentos, itens de higiene e até produtos de marca própria.
Como Funciona a Venda Direta para o Governo?
A venda direta para o governo consiste em uma competição que tem data e horário de início predefinidos, na qual todos os participantes dão o lance. Para participar, é necessário que as farmácias efetuem um cadastro no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores (SICAF) ou na Bolsa Eletrônica de Compras/ SP (BECSP).
De acordo com o objeto da compra, serão emitidos avisos aos fornecedores cadastrados. Todas as empresas que apresentarem suas propostas poderão dar lances e a proposta com o menor preço será considerada vitoriosa.